Home / Destaque / *COSEMS/MS recomenda que municípios devem avaliar o cenário epidemiológico da sua região, para a indicação do uso das máscaras

*COSEMS/MS recomenda que municípios devem avaliar o cenário epidemiológico da sua região, para a indicação do uso das máscaras

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de MS (COSEMS/MS), recomenda que os municípios tenham cautela ao editar os decretos a respeito da indicação do uso de máscaras faciais em todas as situações sociais, como medida adicional de prevenção à Covid-19.
“O enfrentamento ao Covid nos mostrou a mudança de cenários epidemiológicos alarmantes em pouco tempo, conforme as medidas de flexibilização foram adotadas. Este momento de transição, de uma pandemia para uma endemia, deve ser realizado com precaução para garantir a segurança de toda a sociedade”, afirmou o Presidente do COSEMS/MS, Rogério Leite.
“Sabemos que a população não mantém mais o mesmo rigor da utilização da máscara facial. Somos sensíveis ao anseio, mas os grupos de riscos, como os idosos e imunossuprimidos, que representam o maior número de hospitalização e óbitos, ainda devem manter a utilização da máscara”, complementa a Vice-Presidente do Conselho Maria Angélica Benetasso.
“Importante ressaltar que independente dos atos normativos a máscara é mais um elemento de prevenção, e quando foi adotada por toda a sociedade sua utilização ajudou muito a prevenir novos casos de Covid. Há locais, como o Japão, que independente se ser lei ou não a população adota a medida para prevenção de inúmeras doenças”, destaca o Secretário de Saúde de Cassilândia José Lourenço.
“A vacina contra a Covid-19 se mostrou eficaz contra os agravamentos dos casos e precisamos continuar o avanço da imunização, com a sensibilização dos pais e responsáveis e orientação de todas as pessoas, sobre os verdadeiros fatos acerca da proteção da vacina. Recomendamos a obrigatoriedade do uso da máscara em Unidades de saúde, pacientes imunossuprimidos e pessoas que não tenham o ciclo vacinal completo. De acordo com os dados epidemiológicos de cada município, os gestores devem classificar em uso liberado, recomendado e o obrigatório”, conclui Rogério Leite.

Veja Também

Governo de MS vai capacitar e fomentar o empreendedorismo nas comunidades indígenas do Estado

Em uma iniciativa pioneira no Brasil, o Governo do Estado vai levar capacitação para fomentar ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *