Home / Destaque / Curado do Covid-19, senador Nelsinho Trad doa plasma para salvar pacientes com coronavírus em situação grave

Curado do Covid-19, senador Nelsinho Trad doa plasma para salvar pacientes com coronavírus em situação grave

Visualização da imagem
O senador Nelsinho Trad, que foi infectado pelo coronavírus em março deste ano, após viagem da comitiva presidencial aos Estados Unidos e está curado, doou 600 ml de plasma sanguíneo para o banco de sangue do Hemosul, em Campo Grande, às 14 h, desta quinta-feira (18). A doação faz parte de uma pesquisa para tratamento de pacientes em estado grave infectados pelo Covid-19. “Soube da coleta e entrei em contato para fazer a doação. É um ato de solidariedade, como um doador de órgão. Imagina se a partir do meu sangue, eu salvo a vida de um paciente com covid? É maravilhoso! Eu sei o que é a gravidade dessa doença e faço questão de colaborar”, disse o senador.
Em Mato Grosso do Sul, pelo menos 120 pessoas que contraíram a doença e passaram pela triagem serão submetidas à pesquisa. O parlamentar é o segundo no Estado a atender a solicitação de pesquisa, encabeçada pela USP de Ribeirão Preto/ Hemocentro Ribeirão Preto, em parceria com a Rede Hemosul MS e Fiocruz MS. “Fui o primeiro senador a me manifestar preocupado com a vinda dessa pandemia no Brasil, comprei a máscara em fevereiro, virei o relator sobre as normas contra a doença no Senado. Por coincidência ou não, acabei sendo também o primeiro parlamentar a contrair o Covid-19 e fiquei em estado grave. Esse Covid entrou para o meu currículo e, hoje, sou grato a Deus pela minha recuperação e quero poder ajudar a encontrar o mais rápido possível a cura”, comenta o senador Nelsinho Trad.
Durante a doação sanguínea, segundo informações do Hemosul, esse plasma será coletado e encaminhado ao paciente em tratamento com Covid-19, ele também será submetido a testes de anticorpos. “Se o exame mostrar que o sangue dele tem bons anticorpos, será convidado a fazer mais doações”, explicou a enfermeira Danielle Titico.
Para essa experiência, 40 pacientes, internados no Hospital Regional e do Hospital Universitário com estágio grave da doença, serão testados e comparados com outros 80 pacientes com características e gravidade clínica semelhante.
De acordo com o Hemosul, quem foi diagnosticado e está recuperado do novo coronavírus no estado, 30 dias após ter o diagnóstico do Covid-19, pode doar o plasma. Os critérios para participação da pesquisa são: homens, entre 18 e 80 anos e mulheres entre 18 e 80 anos, porém as que nunca tiveram nenhuma gestação.
Visualização da imagem
Os interessados podem agendar a doação pelos telefones (67) 3312-1516, (67) 3312-1529 ou whats (67) 99212-0447.

Fotos: David Majella

Texto: Neiba Ota

Atenciosamente,

Larissa Almeida Cremer Teixeira
Assessora de Comunicação
Senador Nelsinho Trad
Anexo I, 24º andar
CEP 70165-900 Brasília – DF
Telefone: (61) 3303-6774
Celular.: (61) 99959-6598​​

Veja Também

Maria Jovelina solicita a instalação de placa indicando a entrada de acesso ao Assentamento Esperança na MS-395.

Na Câmara Municipal de Brasilândia–MS, durante a sessão realizada nesta segunda-feira, 25 de março, a ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *