Home / Destaque / Flamengo perde em última instância e Sport é o campeão brasileiro de 1987

Flamengo perde em última instância e Sport é o campeão brasileiro de 1987

A polêmica que parece eterna sobre o campeão brasileiro de 1987 teve, enfim, um desfecho, ao menos judicialmente. Na última sexta-feira, a maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), órgão máximo do sistema judicial brasileiro, deu ganho de causa ao Sport em última instância. Desta forma, o Flamengo não pode mais recorrer da decisão.

O último recurso formal antes da decisão final foi apresentado em dezembro de 2017, quando a Primeira Turma do STF decidiu por unanimidade rejeitar o recurso apresentado pelo Flamengo para discussão do time vencedor da competição nacional. O processo já teve sua baixa definitiva efetuada pela justiça.

O imbróglio judicial envolvendo Sport e Flamengo se deu por conta da opção de alguns clubes em não disputar o Campeonato Brasileiro de 87 organizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A alternativa foi organizar um torneio a parte, criado pelo Clube dos Treze, entidade formada pelos principais clubes do país na época, que ficou conhecido como Módulo Verde. Nessa competição, o Rubro-Negro carioca terminou com o título.

No entanto, o Brasileirão organizado pela CBF teve o Sport como campeão, depois de vencer o Guarani na final. A entidade decidiu, então, promover um quadrangular entre os finalistas das duas competições, mas não contou com a chancela dos times que disputaram o Módulo Verde. Desde 2011, a equipe pernambucana é tratada como a única campeã em 1987 pela entidade.

Na última terça-feira, o Sport recebeu uma homenagem pelos 30 anos da conquista na Assembleia Legislativa de Pernambuco, mesmo antes da decisão definitiva da justiça.

Veja Também

PM prende homem que fez jovem de refém e causou pânico em restaurante

Reprodução Google Street View Um homem de 26 anos foi preso por agredir, manter a ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *