Home / Destaque / Ministro vem a Campo Grande na segunda autorizar migração de rádio AM para FM

Ministro vem a Campo Grande na segunda autorizar migração de rádio AM para FM

Ministro vem a Campo Grande na segunda autorizar migração de rádio AM para FM

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, vem a Campo Grande na próxima segunda-feira, 24, para assinar os termos aditivos de migração de 37 emissoras de radio AM (Amplitude Modulada) para a faixa FM (Frequência Modulada).

Será o oitavo mutirão de assinaturas de termos aditivos de adaptação de outorgas desde que a migração de faixa foi autorizada por decreto presidencial em 2013. Na segunda-feira, o ato previsto para as 14 horas, na Esplanada dos Ferroviários, atenderá 24 emissoras de Mato Grosso do Sul e 13 de Mato Grosso.

Na prática, a mudança de AM para FM significa melhor qualidade do sinal de transmissão. Além disso, as emissoras poderão ser sintonizadas também em aparelhos celulares e tablets.

Após a assinatura do termo, as rádios devem apresentar uma proposta de instalação da FM e solicitar à Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) a permissão de uso da radiofrequência. Depois da liberação da Anatel, os veículos já podem começar a transmitir a programação na faixa de FM.

Histórico – A mudança é uma reivindicação das emissoras AM de todo o país, que sofrem com a perda de qualidade do sinal, de audiência e de
faturamento.

O mutirão do governo federal já esteve a Santa Catarina, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Goiás, Paraná, São Paulo e Paraíba. Das 1.781 rádios AM do país, 1.500 solicitaram a migração. Nesta primeira etapa, cerca de 960 emissoras poderão operar na faixa atual de FM, de 88 Mega-hertz (MHz) a 108 MHz.

As demais emissoras candidatas terão que esperar a conclusão do processo de digitalização da TV, responsável por liberar espaço para todas as rádios que desejam fazer a mudança.

Fonte:campograndenews

Veja Também

Polícia procura ex-vereador acusado de estuprar menina de 6 anos em MS

Ele foi eleito vereador no pleito de 2008, quando estava no PSDB. O ex-vereador Orneis ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *