Home / Destaque / Com participação da Assomasul, prefeitos protestam nos gramados do Congresso Nacional

Com participação da Assomasul, prefeitos protestam nos gramados do Congresso Nacional

Com participação da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), prefeitos de todo o país protestaram nos gramados do Congresso Nacional na manhã desta quarta-feira (22) como parte da mobilização nacional liderada pela CNM (Confederação Nacional de Municípios).

“Não tem jeito, tem que ajudar os prefeitos”. Esta foi a palavra de ordem que acompanhou os cerca de mil prefeitos que deixaram as salas do Senado para se concentrarem e manifestarem suas demandas de frente ao Congressol, nos gramados da Praça das Bandeiras.

O vice-presidente da Assomasul e prefeito de Figueirão, Rogério Rosalin, lidera caravana de prefeitos do Estado durante a mobilização municipalista, representando o presidente Pedro Caravina, que não pôde participar em razão de compromissos assumidos anteriormente em Bataguassu, cidade que administra, e no Estado.

A mobilização compõe a campanha “Não Deixem os Municípios Afundarem”, e para ilustrar a realidade municipal, o movimento municipalista alocou um barco inflável no mesmo gramado. E os prefeitos fincam no mesmo chão um barco de papel, em ato simbólico à grave crise que enfrentam, que deixa as finanças municipais prestes a naufragarem.

“A nossa situação está representada naquele barco. Não podemos deixar os municípios afundarem”, disse Ziulkoski, do alto do carro de som, ao lembrar os gestores dos motivos para a grande mobilização em Brasília.

Em seguida, falou aos prefeitos para que se mantenham unidos para mostrar às autoridades a crítica situação dos municípios. “Se tem uma crise no Brasil, ela não foi feita pelos municípios”, frisou o líder do movimento.

Ele ainda reivindicou um tratamento igualitário entre os Entes da Federação. “Que Federação é essa que trata o governo do Estado diferente daquele que está lá na ponta?”, indagou ele.

iversos parlamentares municipalistas compareceram à manifestação e fizeram uso da palavra, quando se comprometeram com a pauta do movimento e confirmaram o as ações em prol da derrubada do veto ao Encontro de Contas. “É assim que vocês fazem as coisas acontecerem. Nós temos um acordo para a derrubada do veto hoje”, contou o senador Wilder Morais (PP-GO).

“A crise coloca como um momento decisório o pacto federativo”, discursou o deputado Bebeto (PSB-BA).

Os presidentes das entidades estaduais também movimentaram o público com suas falas poderosas. Eles reforçaram a importância de se mobilizar. “Nós não temos que fazer movimento dentro de salas com ar condicionado. Temos que fazer na rua”, afirmou o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Eures Ribeiro.

fonte assomasul.

Veja Também

Maria Jovelina solicita a instalação de placa indicando a entrada de acesso ao Assentamento Esperança na MS-395.

Na Câmara Municipal de Brasilândia–MS, durante a sessão realizada nesta segunda-feira, 25 de março, a ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *