Home / Destaque / Prefeito de Bataguassu se reúne com médicos e debatem sobre Sistema Integrado de Atendimento em Telemedicina

Prefeito de Bataguassu se reúne com médicos e debatem sobre Sistema Integrado de Atendimento em Telemedicina

Micael Nunes

O prefeito de Bataguassu, Pedro Arlei Caravina (PSDB) se reuniu esta semana com médicos do município que atendem como plantonistas no Pronto Socorro Municipal. O assunto em pauta foi o início da utilização do Sistema Integrado de Atendimento em Telemedicina (SIATE), ferramenta online que já está auxiliando o trabalho dos profissionais por meio de teleconferências com médicos especialistas.

Com a medida, Bataguassu é o primeiro município do Estado a ter um Pronto Socorro utilizando o mecanismo.

Durante a reunião, o prefeito, que é o atual presidente da Assomasul destacou que o sistema é uma nova ferramenta de trabalho que passa a ser utilizada em caráter experimental no município, com objetivo de aperfeiçoar o atendimento voltado à população.

“Através do sistema, a ideia é ter uma maior precisão no diagnóstico médico em casos de pacientes com maior gravidade e reduzir remoções desnecessárias para atendimento em outros municípios, garantindo a segurança dos doentes e dos profissionais; e evitando custos com transferências que nem sempre são satisfatórias”, explicou o prefeito, se referindo a pacientes que são transferidos para outros municípios, e que, retornam ao município sem a resolução dos casos clínicos.

Caravina comentou que a atual administração tem investido cada vez mais na área da saúde e que recentemente formalizou a contratação de um médico ortopedista que atenderá a partir do mês de maio de sobreaviso 24 horas no PS a exemplo dos atendimentos já desenvolvidos nas áreas de ginecologista/obstetrícia e pediatria.

Além dos plantonistas, o gestor salienta que atualmente 12 especialistas mantém regularmente atendimento gratuito à população de Bataguassu através do Centro de Especialidades Médicas.

Presente no encontro, a secretária municipal de Saúde, Maria Angélica Benetasso repassou aos médicos orientações sobre os protocolos de atendimentos que devem ser seguidos no Pronto Socorro Municipal, com objetivo de que os profissionais tenham condições de atender melhor os pacientes.

Veja Também

Polícia Federal deflagra Operação Águas Turbulentas e cumpre mandados na Capital

Foto: Ilustrativa A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (17), a Operação Águas Turbulentas ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *