Home / Destaque / Prefeitura de Bataguassu se mobiliza para capacitar mão de obra local voltada a área da costura

Prefeitura de Bataguassu se mobiliza para capacitar mão de obra local voltada a área da costura

Micael Nunes

Em Bataguassu, a nova fábrica de fantasias da empresa Regina Festas, que, em breve, deve se instalar no município requer mão de obra qualificada para atuação profissional no segmento de costura industrial.

Para atender a demanda de mercado, a Prefeitura de Bataguassu, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Política para Mulheres, por meio da Casa do Trabalhador iniciou uma pesquisa de campo, com objetivo de obter informações no que se refere a pessoas interessadas em atuar nessa área profissional.

De acordo com o gerente da unidade, Enivaldo Marques, o plantão de atendimento teve início nesta sexta-feira (30), das 8 às 19 horas; e prossegue amanhã (31), das 8 às 12 horas, no Centro de Eventos “João Leme”. “Qualquer pessoa, de qualquer idade e gênero, que tenha ou não noções de costura e que estejam dispostos a aprender sobre a profissão podem participar da pesquisa. A ideia é levantar a demanda de interessados e oferecer um curso de qualificação sobre o tema”, explica.

No Distrito de Nova Porto XV, segundo Marques, os atendimentos estão sendo realizados nesta sexta-feira (30), no Centro Comunitário do Distrito de Nova Porto XV (próximo a Subprefeitura) até às 19 horas (horário de Brasília), com apoio da equipe do Centro de Referência em Assistência Social (Cras II).

Para o prefeito de Bataguassu, Pedro Arlei Caravina (PSDB), o município está investindo em capacitação para oportunizar que os munícipes tenham oportunidade de ingressar no mercado de trabalho. “Estamos buscando capacitar nossos moradores com a finalidade de prepará-los com sólido conhecimento para desenvolver as atividades atribuídas na área da costura”, considerou ele, que é presidente da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul).

A expectativa, segundo Caravina, é que já em setembro, o curso seja iniciado no município.

OPORTUNIDADE

Conforme balanço inicial, em torno de 300 pessoas estiveram no período da manhã no Centro de Eventos “João Leme” em busca de informações, entre eles, trabalhadores já inseridos no mercado de trabalho e outras pessoas que estão a procura de novas oportunidades.

É o caso de Janaele Caetano da Cruz, de 20 anos, que está há dois anos desempregada e busca uma nova oportunidade de emprego. “A minha expectativa é muito grande. Espero que através do curso, eu consiga voltar a trabalhar”, comenta.

Paulo Henrique Almeida do Nascimento, de 23 anos, está na contramão da maioria dos casos. Emprego atualmente em uma empresa local, ele esteve respondendo o questionário e disse que tem interesse em atuar em um novo ramo profissional. “Quero aprender uma nova profissão e essa é a oportunidade”.

INVESTIMENTO

Como já informado, em julho, representantes da Regina Festas estiveram em visita ao município e anunciaram um novo investimento para a cidade. Trata-se da vinda de uma filial da empresa com sede em São Paulo, que atuará na fabricação de fantasias.

Em torno de 200 empregos diretos devem ser oferecidos com a instalação da unidade produtiva, que irá trabalhar especificamente na área de costura.

Veja Também

Caminhoneiro é preso levando cigarro paraguaio em carga de fertilizante

(Foto: Adilson Domingos) Policiais rodoviários federais apreenderam na manhã de hoje (27), 15 mil pacotes ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *