Home / Destaque / PRIMEIRO DIA MOVIMENTADO NA SEMANA DO NOVEMBRO AZUL DE BRASILÂNDIA

PRIMEIRO DIA MOVIMENTADO NA SEMANA DO NOVEMBRO AZUL DE BRASILÂNDIA

Começou na última segunda-feira (20), a Semana em alusão ao Novembro Azul em Brasilândia. A ação é promovida pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

No primeiro dia, a equipe  atendeu 30 pacientes no ESF II e 25 no Postão.
Para atender o público masculino, a Saúde trabalhará em horário diferenciado, das 17h às 20h30.

Os homens terão a oportunidade de realizar uma consulta médica, verificação de pressão arterial, atualização da carteira de vacinação, teste rápido e exame de PSA (exame de sangue usado como ferramenta para diagnóstico da presença do câncer de próstata) e orientações de saúde.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, a estimativa foi que no ano passado 61.200 novos casos surgiram no país. Em 2013, foram registrados 13.772 mortes.
A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozóides, liberado durante o ato sexual.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos e considerando ambos os sexos é o quarto tipo mais comum e o segundo mais incidente entre os homens. A taxa de incidência é maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.

Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.

“É preciso a prevenção, or isso nossa preocupação, uma vez que alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte”, salientou o prefeito de Dr. Antonio Thiago.

Fonte: Divulgação/PMB

Veja Também

Câmara de Vereadores de Santa Rita do Pardo-MS tem Nova Mesa Diretora

Os vereadores da Câmara Municipal de Santa Rita do Pardo-MS elegeram nesta segunda-feira (11) em ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *