Home / Brasilândia / Profissionais da Educação de Brasilândia participaram de formação sobre “Manejo Comportamental”

Profissionais da Educação de Brasilândia participaram de formação sobre “Manejo Comportamental”

Neste fim de semana, dias 06 e 07 de Agosto, profissionais da Educação de Brasilândia participaram do curso de capacitação “Manejo Comportamental nos contextos clínicos e escolar”. O curso foi ministrado pelas docentes do Instituto LAHMIEI Autismo UFSCAR, doutora Giovana Escobal e a mestre Dafne Fidelis.

A busca por intervenções eficazes, com comprovações científicas, para crianças com atrasos no desenvolvimento, autismo e outras comorbidades tem sido constante pelos educadores de nosso município, considerando o elevado números de crianças que necessitam de um atendimento diferenciado.

Por esse motivo, a Administração Municipal apoia iniciativas como essas, em que os profissionais possam se capacitar e aplicar na prática cotidiana métodos que de fato tragam resultados positivos na educação dos alunos da rede municipal de ensino.

Em vídeo de agradecimento a palestrante doutora Giovana parabeniza e agradece a iniciativa da gestão e ressalta que “esse curso é divisor de águas na vida desses profissionais, são ferramentas valiosíssimas, tanto para eles, quanto para que eles coloquem sementes em outros profissionais e tragam frutos desse curso na modificação de comportamentos. Muitas crianças se beneficiarão das consequências desses profissionais terem passado por aqui”.

No curso foram apresentadas características fundamentais da Análise do Comportamento Aplicada (ABA); as consequências do comportamento (reforço positivo, negativo, etc.); extinção de respostas e procedimentos de ensino e modificação de comportamento com base na manipulação das consequências (DRO, DRI, DRA, etc.); procedimentos de ensino que auxiliam na redução dos comportamentos disfuncionais, além de avaliação funcional do comportamento (Planejamento de contingências de ensino e manejo de comportamento a partir de tal avaliação funcional).

Veja Também

Maria Jovelina solicita a instalação de placa indicando a entrada de acesso ao Assentamento Esperança na MS-395.

Na Câmara Municipal de Brasilândia–MS, durante a sessão realizada nesta segunda-feira, 25 de março, a ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *