Previdência: presidente de comissão prevê mudança na regra de 49 anos de contribuição.
O presidente da comissão especial que analisa a reforma da Previdência, Carlos Marun, afirmou que o parecer do relator, deputado Arthur Maia, vai alterar a regra que fixa em 49 anos o tempo de contribuição para receber o valor máximo de benefício da aposentadoria. Ele afirmou, contudo, que não sabe em detalhes qual será a nova regra.
— Vai mudar a regra de 49 anos. Não sei o detalhe de como será. Tudo que eu ouvi nas discussões ontem apresentadas sinalizam muito positivamente para uma regra que eu considero até muito inteligente. Mas não sei bem os detalhes. Que não vai ser os 49 anos está fechado — disse.
Ele ainda disse que estuda-se uma diferenciação da idade mínima para aposentadoria masculina e feminina, mas apenas para o período de transição. Segundo ele, a tendência é que se caminhe para uma igualdade, aos 65 anos.
— As mulheres vivem mais que o homem. Até se pode alegar que mulheres de menor renda tem dupla jornada. Em função disso até há alguns ajustes. Mas o caminho final da transição, caminha para a igualdade.
Fonte:extra.globo